SOBRE HOMENS E MONTANHAS: NGOG LITUBA,ONDE TUDO COMEÇOU.
Ngog Lituba é uma montanha que se eleva a 1.500 metros de altitude e em suas encostas existe uma caverna que guarda lendas e mistérios .O seu cume é acessível através de uma simples caminhada,sem auxílio de cordas.
Ela fica localizada
a 80 km da cidade de Edéa, na comunidade de Nyanon nos Camarões, esta
"montanha perfurada" por uma abertura natural é considerada sagrada
pelos povos Elog-Mpo'o, Bassa e Bati.
Devido ao seu formato particular, que ainda não recebeu,nenhuma explicação satisfatória, da comunidade científica. Ngog Lituba tem o aspecto de uma rocha vulcânica emergindo de uma floresta atravessada pelo rio Sanaga . Alguns acreditam que são os restos de um vulcão extinto; essa hipótese, se for correta, corrobora a ideia de que a região seria formada a partir dos resquícios de uma cratera meteórica erodida ao longo do tempo, com a montanha aparentando ser formada pelos resquícios do meteorito responsável pelo impacto inicial.
Existem também pegadas
pré-históricas de seres humanos que teriam deixado a rocha quando ela ainda era
maleável,ou seja antes do resfriamento.
A Caverna
A gruta sagrada está localizada no lado rochoso de uma montanha de origem metamórfica . É uma abertura natural em forma de túnel, com 3 m de altura e 2 m de largura e, segundo os habitantes do local, contém muitos segredos.
A caverna que tem o mesmo nome da montanha,Ngog Lituba |
Mitos e lendas
A população local considera Ngog Lituba o local de origem dos povos africanos. Diz a lenda que dois deuses se refugiaram na caverna dessa montanha e assim eles se amaram e do fruto desse amor nasceu o povo egípcio. Seu refúgio teria sido preservado graças a uma aranha que rapidamente teceria sua teia na entrada da caverna,escondendo para sempre o local de refúgio desses deuses .
E há outra variação dessa lenda,que Ngog Lituba é o berço dos povos Elog-mpoo, Bassa, Douala e Bati. O eulog-mpoo afirma que eles vieram do antigo Egito fugindo e se refugiaram nesta caverna, que estava escondida por uma teia de aranha.
E há quem diga,que essa caverna poderia ter sido o berço da civilização.
Outros mitos dizem que Ngog Lituba seria o lugar onde Deus se manifestou pela primeira vez na Terra criando espíritos .
A caverna é aberta a peregrinações |
O bispo de Douala mandou erguer uma cruz e mandou colocar uma estátua da Virgem no topo da montanha, declarando-a local de peregrinação mariana . Em 2008, o povo Bassa apresentou uma queixa às Nações Unidas por considerar uma profanação por parte das instituições católicas.
Atualmente
A montanha continua eterna e impassível,sob a guarda incansável do povo Bassa.Ela atrai religiosos,montanhista,e inspira lendas e misterios.E ainda seu nome serviu de inspiração para a criação da ONG Asociación Ngog Lituba , com sede em Barcelona, Espanha, com programas sociais voltados para saúde e educação do povo de Camarões.
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil.
Para saber mais:
Comentários
Postar um comentário