EDC: esteja preparado

EDC a chave da sobrevivencia

ARTIGO: Marcio do Nascimento, Historiador com formação em Arqueologia montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim. 

O  homem moderno está cada vez mais acomodado devido ao conforto e às facilidades da tecnologia. Neste contexto, muitos abriram mão de seu instinto de sobrevivência e ficam cada vez mais à mercê do desconhecido. Esquecem que hábitos simples, como trazer consigo ferramentas portáteis, podem fazer uma enorme diferença em uma situação de crise, como a enchente que se abateu sobre a cidade de Cachoeiro de Itapemirim recentemente.

EDC mais simples: uma lanterna tática, um canivete suíço multifunção, um relógio e uma caneta tática com quebrador de vidro

Muitos comerciantes e também muitos moradores, por ausência de prevenção, sentiram falta em algumas vezes de uma lanterna (que foram imprescindíveis no resgate a famílias ilhadas), de um canivete com uma chave de fenda para desmontar um móvel ou até mesmo fazer uma manutenção repentina em um automóvel ou até mesmo para se defender. Neste contexto é que entram os EDCs.

 

Um EDC intermediário: cartão tático com chaves de boca, borda afiada e régua, um apito, um canivete tático, uma pederneira, uma lanterna tática, uma bússola e uma caneta tática

EDC: Definição

EDC, em uma tradução literal “Every Day Carry”, significa “aquilo que se leva consigo todo dia”, ou seja, aquilo que alguém porta diariamente. Refere-se aos equipamentos escolhidos pelo usuário para trazer consigo todos os dias e o dia todo.

O que você carrega quando sai de casa? A carteira, as chaves, o celular? Esta com certeza é a maneira mais básica para o EDC de qualquer um. Porém, essa configuração muda quando falamos das mulheres, que provavelmente trocam o primeiro item pela bolsa. Enfim, você sai com esses objetos porque precisa deles, mas podemos adicionar mais coisas pensando em um futuro imprevisto (que convenhamos acontece com todos nós hora ou outra). Mas lembre-se que você deve carregar consigo algo que esteja dentro da sua realidade, e que saiba usar tais itens. Como dizem, se você tem e não sabe usar, você não tem.

Logo, o EDC (Every Day Carry) trata-se de uma coleção de ferramentas, suprimentos e equipamentos que uma pessoa carrega todos os dias (daí o nome) para situações do cotidiano e/ou eventos desastrosos, naturais ou não, previsíveis ou não.

Aprofundando um pouco, o EDC é uma filosofia de vida baseada na palavra-chave preparação. Portar um EDC significa que a pessoa escolheu estar sempre pronta para todas as situações, tendo sempre à mão itens que ela mesmo considera importantes para sua vida e sobrevivência.

Observação: itens que muitas das vezes têm preços acessíveis e são fáceis de carregar consigo.

Exemplos de EDCs

Um kit clássico, além de carteira, relógio, celular, óculos escuros, é aquele composto basicamente por:

1) Lanterna com pilhas reservas (de preferência lanternas que funcionam com uma única pilha ou a dínamo);

2) Canivete multifunção (pode ser um canivete simples ou os caríssimos e tradicionais suíços);

3) Isqueiro ou pederneira (uma fonte de fogo);

4) Power bank (carregado, é claro) na eventual queda de bateria de seu celular;

5) Um recurso para defesa pessoal e da sua família (spray, faca tática, arma de fogo);

6) Meios para hidratação (uma garrafa squeeze, um cantil ou até mesmo hidrosteril para purificação de água).

7) Uma caneta,seja ela tatica ou nao(Alem de servir para escrever, pode ser usado em casos que requerem primeiros socorros,como uma traqueostomia)

Enfim, a regra básica é que não há regras. Os kits servem para atender expectativas e necessidades pessoais, logo, um EDC de um agente da lei vai ter uma configuração diferente do kit montado para uma dona de casa, que será diferente do kit usado por um adolescente.

E ainda você poderá acrescentar remédios, filtro solar, repelente,um torniquete portatil ou o que sua imaginação mandar.

 

EDC mais complexo: um relógio, um celular, um apito, uma caneta, um canivete, um multi tool, carteira e pederneira

Seguindo os 5 Cs da sobrevivência

Dave Canterbury, do programa Dual Survival (ou Desafio em Dose Dupla), costumava montar seu EDC nos moldes dos 5 Cs da sobrevivência, ou seja, ele montava seu kit baseado em 5 ferramentas clássicas:

1) Corte (uma lâmina);

2) Combustível (isqueiro, fósforo…);

3) Cobertura (boné, capa de chuva…);

4) Corda (até um rolinho de fio dental serve. Sim, caro leitor, um pedaço de fio dental suporta até 5 quilos);

5) Cantil (um recipiente para transportar e armazenar água).

Dave Canterbury

Transporte e armazenamento

Uma latinha de altoides, um tubete de PVC, uma carteira ou estojo comum, o que importa é que seja uma embalagem resistente e que comporte itens básicos com relativa segurança. Imagine que o kit, no dia a dia, pode sofrer choques, ficar exposto ao sol ou cair na água. No mercado é possível comprar bolsas e bags próprias para EDC, uma dica econômica seria estojos escolares… E, sim, você pode usar o seu EDC em uma mochila, em bolsos de calças e até no carro.

EDC POLICIAL: uma pistola carregada com carregador sobressalente, uma caneta tática, uma lanterna, um celular, um multi tool e um canivete tático

 

Conclusão

A escolha dos equipamentos que são levados diariamente deve ser pensada e repensada cautelosamente. Então pergunto: por que ter um EDC?

Bem, a resposta é simples: é para facilitar a sua vida perante o dia a dia que você “enfrenta”. Se você estiver voltando para casa e um blackout ocorrer? Se tiver uma lanterna consigo vai facilitar muito nessa situação, não é? Então um dica simples: teste ferramentas. Os itens que compõem um EDC são como assistir a um filme: se não estiver bom, você troca até achar uma configuração que seja boa.

Mas não deixe de montar o seu. Esteja sempre alerta.

E então? O que você carrega ou irá carregar após ler esse artigo? Até.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas