SOBRE HOMENS E MONTANHAS:PEDRA DA CAVEIRA,LENDAS E ESCALADAS

A macabra Pedra da Caveira

ARTIGO: Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim.

Existem muitos caminhos para o topo da montanha, mas apenas uma visão.


Harry Millner

Aquele domingo, dia 4 de Agosto de 2019,prometia. Nós quatro, eu (Marcio do Nascimento), Luciano Gomes Ferreira, Dayvison Dansi Rodrigues e Fábio Fiorin Fiorio, nos organizamos e decidimos enfrentar a chuva e escalar a macabra Pedra da Caveira, perto da cidade de Atílio Vivacqua.

A Lenda

A lenda é tão aterrorizante quanto a própria rocha. No meio dessa tão famigerada pedra existe uma caverna, onde foram encontrados sete esqueletos humanos, sendo quatro índios e três brancos.

O arqueólogo carioca Celso Perota os levou para o Rio de Janeiro e os identificou como sendo do final do século 19. Reza a lenda que o suposto assassino desses esqueletos era o dono das terras daquele local, cuja alma ele vendeu para o tinhoso. Então, na hora de sua morte, um urubu pousava na sua janela e à noite ele iria embora para cumprir sua sina.

O dono das terras mandou os quatro empregados índios enterrarem seu rico tesouro maldito na mata da pedra e ordenou aos seus capatazes que executassem os índios após eles terem enterrado o tesouro. Uma vez executada a ordem, ele mandou assassinarem os três capatazes e jogarem o corpo na caverna desta pedra, que em menção aos cadáveres, ganhou a alcunha de Pedra da Caveira. Quem sobe a trilha dessa pedra falando em tesouro, dinheiro ou riquezas, começa a escutar gritos de terror e socorro dentro da mata.

Esse contexto tão interessante, mais o fervor da aventura, nos motivaram a conquistar essa pedra. O local se eleva a 587 metros da rodovia estadual, que desemboca na BR 101 sul, indo para o município de Atílio Vivacqua. A cidadezinha mais próxima é o vilarejo de Praça do Oriente.

A Aventura

Caímos no asfalto e logo  estávamos na estrada de terra, que, muito provinciana, era um convite à nossa imaginação e nostalgia. Andamos, nos identificamos com os moradores, pelo menos os poucos que encontramos. Atravessamos o bananal, que escondia a entrada da trilha no meio de uma belíssima mata atlântica de encosta, onde caminhamos, só dentro da trilha, mais de uma hora.

Identificamos a fauna e a flora e, nesse paraíso verde, de ar úmido e árvores frondosas, reconfortante, nos deixando preencher pela enorme paz que só Deus Pai Todo Poderoso pode proporcionar aos montanhistas. Uma prece silenciosa se fez ouvir. Estávamos agradecidos por aquela oportunidade.

Na foto: Dayvison Fabio e Luciano

Enfim, desbravamos a selva e alcançamos a caverna, onde, após um breve rapel, estabelecemos nossa base. Dayvison Dansi demonstrava ansiedade, pois para ele essa era uma oportunidade ímpar, uma experiência antropológica e arqueológica única. Luciano Gomes e Fabio Fiorio estavam felizes, recompensados pelo esforço, ambos montanhistas admiráveis, com grande senso de companheirismo e amizade.

No final vencemos a rocha e assim  estávamos dispostos a revelar e a explorar seus enigmas.No final tiramos fotos e fizemos um levantamento sobre a importância desse monumento natural para o turismo de aventura e também a importância de sua biodiversidade. Pedra das Caveiras, roteiro certo de todo aventureiro.

Na foto: Marcio , Fabio e Luciano

A graça da aventura às vezes consiste em não se preocupar muito com os detalhes. Não importa o tamanho da aventura e sim o quanto você aprende com ela.

A Escalada Tecnica e Conquista

A Pedra da Caveira foi conquistada por escalada tecnica no dia 10 de junho de 2018,por montanhistas da grande Vitoria,Zé Marcio,Sandro Souza e Brunoro.

A relação de equipamentos para repetir a via seriam  duas cordas de 60m e 12 costuras. Levar algumas costuras longas pois há vários pontos de ziguezague na via. Levar água pois a via fica a maior parte do tempo exposta ao sol.

A escalada dura aproximadamente 2h30 a 3h.  Considerando a aproximação, escalada, mais a escalaminhada até o cume dá um total de aproximadamente 6h de atividade.

Segue o croqui da Via de Escalada da Pedra da Caveira.Foto Naokiarima.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:



Comentários

Postagens mais visitadas