Rumo ao Inexplicável: O Tratado do Imperador Amarelo


Huangdi. Imagem divulgação

Huangdi

Seria um dos três reis lendários da China, também conhecidos como os Três Augustos, e eram sábios além de moralmente corretos. Ele é chamado de Imperador Amarelo devido ao elemento Terra a qual o seu espírito era conectado. Huangdi é considerado o criador do Taoismo, da Astrologia Chinesa, do Feng Shui… entre outras criações. Porém, a mais notável de suas contribuições foi no campo da Medicina, com o seu livro chamado Nei Jia ou o Tratado do Imperador Amarelo.

O Tratado do Imperador Amarelo

É considerado o mais antigo tratado de medicina do mundo, e pode ter sido escrito a 5 a.C., e foi concebido por Huangdi, um homem de inteligência acima da média, capaz de processar raciocínios complexos e avançados, muito além dos demais cidadãos chineses. Em seu livro ele introduz os primeiros conceitos de acupuntura, e a famosa técnica de diagnóstico através da medição de pulso.

O Imperador Amarelo. Imagem divulgação.

Ele estabeleceu de forma brilhante o conceito de equilíbrio energético entre o Yin e o Yang como forma de preservar a saúde, e via nas artes marciais (sobretudo o Kung Fu) uma forma de tratar a violência. Logo combates em seu reinado eram ritualísticos, pois visavam descarregar a agressividade natural do ser humano. Para ele a violência era uma doença perversa fruto da agressividade reprimida e que se não fosse exteriorizada a sociedade chinesa adoeceria junto. O tratado de medicina escrito por ele aborda ainda a relação do homem com os elementos naturais: terra, água, fogo, ar, madeira e metal. E estabelece a importância de se respirar direito, como forma de prevenir ansiedade, e a importância de se movimentar corretamente. Em sua obra ele destaca a importância de se cultivar o CHI (A energia vital para os chineses) e assim harmonizar nossa relação com o universo. Ele também dá ênfase a tratamentos preventivos e segundo uma lenda chinesa foi revelado a Huangdi receitas especiais de vários medicamentos utilizados até hoje.

O Tratado, na prática

O rim representa a água, o fígado a madeira e o coração o fogo. Quando alguém está nervoso, ocorre retenção liquida que consequentemente gera o crescimento da madeira no fígado que vai alimentar o fogo no coração. Ou seja, a pessoa fica mais nervosa ainda. Logo o melhor remédio e dar água a essa pessoa. Uma vez que ela ingere líquidos, o rim trabalha provocando a urina, que drena a água, fazendo a madeira do fígado parar de crescer e o fogo do coração se apagar e consequentemente a pessoa se torna mais calma. A saúde através da harmonia entre os órgãos vitais e os elementos.

O Livro. Imagem divulgação

Atualmente

Essa obra continua exercendo uma enorme influência, na medicina ocidental e oriental até agora. Um livro que elevou os padrões da medicina, e destacou a grande importância de sua humanização. Pois o Imperador Amarelo acima de tudo visava o bem de todo o povo chines, procurando instituir políticas de inclusão e prevenção, servindo de exemplo para os demais governantes e povos do mundo. Um compêndio científico atemporal.

Para saber mais:

 

Comentários

Postagens mais visitadas